Porque terceirizar a cobrança

Como estão os indicadores de prazo médio de pagamento e recebimento de sua empresa? Você já avaliou a necessidade de capital de giro?

Uma política de pagamento e de vendas bem estruturadas são ferramentas importantíssimas para que esses indicadores estejam em equilíbrio, mas vale ressaltar que a inadimplência tem alto impacto na gestão do fluxo de caixa.

E é justamente neste cenário que a TERCEIRIZAÇÃO DA COBRANÇA pode ser vista como um elo estratégico, pois tem como expertise a recuperação de ativos, levando a uma recuperação mais rápida. Além disso traz consigo a especialização, as tecnologias, atuação nos mais diversos ramos.

Outro ponto positivo é a impessoalidade da contratada, que trata as negociações de modo profissional com o zelo de manter o seu cliente, eximindo você da participação das negociações (momentos estes em que o relacionamento cliente devedor pode sofrer danos permanentes).

É de responsabilidade da Global a contratação, o desenvolvimento de colaboradores, custos trabalhistas e operacionalização. Aqui tem-se uma ótima oportunidade de redução de custos, já que a remuneração da Global é baseada no Success Fee, ou seja, somente sobre o valor recuperado. Você não desembolsa recursos enquanto o efetivo recebimento não acontecer e sua empresa passa a ter foco nos próprios produtos/serviços.

Os sistemas utilizados geram indicadores frequentes de acionamentos, negociações realizadas, acordos firmados, recuperação da carteira, região dos pagantes e ainda permite uma consultoria comercial destacando as performances da carteira do cliente versus o seu segmento de atuação.

O momento ideal de terceirização é muito relacionado ao seu negócio, mas quanto mais demorar para um cliente ser cobrado (contatado), menos chances a sua empresa vai ter de receber o que tem direito. E geração de caixa em maior prazo tende a maximizar a captação de recursos de terceiros, com juros excessivos.

É válido lembrar a corresponsabilidade que o contratante  tem em relação aos débitos trabalhistas em caso de negligência da contratada. Solicite CNDs periodicamente e fique atento aos preços muitos baixos, pois sabemos que não há mágica, e o baixo custo em curto prazo pode virar um passivo no futuro.

Mirian Cidral
Gerente Financeira, Global – Estratégias Financeiras para sua Empresa



Deixe uma resposta